Índice
- Como fazer o Instagram corporativo da sua empresa crescer
- Apresente seu produto de maneira correta
- Crie uma comunidade saudável
- Interaja
- Programe-se
- Analise as métricas que o Instagram oferece
- Otimize o seu perfil
- Seja fiel aos seus valores e identidade
- Aproveite as hashtags
- Crie um conteúdo de qualidade
- Agora você está pronto para fazer seu Instagram corporativo crescer
O seu Instagram corporativo tem problemas de crescimento, mesmo que tenha desenvolvido uma estratégia para ele?
Saiba que isso é bastante comum. Apesar do “Insta” se provar como uma das plataformas mais eficientes para criar engajamento orgânico, se não souber como fazê-lo da maneira correta, seus números serão drasticamente afetados e seu alcance reduzido.
Quer descobrir o que fazer para a rede social da sua associação crescer e acarretar mais visibilidade? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
Como fazer o Instagram corporativo da sua empresa crescer
Criar um planejamento eficiente é apenas um dos passos para fazer o seu Instagram corporativo crescer. Na verdade, isso é válido para qualquer rede social que deseja atingir.
Muitas vezes, mesmo possuindo uma boa estratégia, seus números não sobem, ou crescem muito pouco diante do que se esperava. E isso é causado por uma série de fatores que muitas pessoas desconsideram na hora de trabalhar com o Insta.
Por essa razão, listamos alguns pontos importantes que precisam ser levantados enquanto se cria a sua estratégia para o Instagram. Confira!
1 – Não venda produtos, venda experiências
O público em geral tem se tornado cada vez mais exigente. As pessoas não querem apenas comprar, elas buscam razão, valor e experiências diferentes naquilo que estão adquirindo.
Caso a sua solução seja mal apresentada ou passe a impressão de ser “só mais uma no meio de muitas”, então é preciso melhorar a sua abordagem, tendo em vista que o Instagram possui diversos recursos eficientes quando o assunto é gerar engajamento e conquistar seu público.
Faça alguns stories apresentando o que a sua marca oferece e mostre a eles, na prática, qual tipo de experiência única estão adquirindo e por que ela é superior à da concorrência.
Lembre-se também de tirar fotos, criar imagens e fazer alguns reels falando mais a respeito das funcionalidades e em quais situações práticas a sua solução se sobressai quando comparada a de outras empresas.
Apresente seu produto de maneira correta
Não adianta a sua solução ser fantástica se ela não é apresentada da melhor forma possível para as pessoas, não é mesmo? E essa forma seria aquela que melhor se comunica com o público.
Uma loja de informática que vende diversas peças para jovens que são apaixonados por jogos precisa direcionar uma linguagem para eles, conversando de maneira que a mensagem seja clara para aqueles que serão abordados pela propaganda.
Mostre o quão eficiente a solução é, tornando-a relevante aos olhos dos possíveis interessados, explicando a eles de maneira simples e objetiva o que você está propondo.
Com uma compreensão clara do que a marca oferece, as chances das pessoas engajarem em seu serviço ou produto são maiores. Além disso, elas estarão mais motivadas a compartilhar com conhecidos, expandindo a sua visibilidade.
Crie uma comunidade saudável
Com a conquista de mais engajamento, criar uma comunidade saudável é um passo importante para atrair ainda mais pessoas.
Ninguém gosta de um ambiente tóxico, que apresenta brigas, xingamentos e pessoas querendo gerar intrigas. Isso mancha a identidade da empresa, passando a ideia de que ela não se importa com quem compra, apenas que comprem.
Agora, se os leads percebem que aqueles que adquirem o seu produto são pessoas que gostam de conversar, com feedbacks positivos, interagem com a marca de forma construtiva, respeitam-se e buscam ajudar, as chances de engajamento são maiores.
Se os comentários dos seus posts passam um tom de conversa um pouco mais informal, então está indo na direção certa.
Interaja
Quer movimentar uma rede social? Então a interação é, de longe, o aspecto mais importante.
Não é à toa que páginas de react e perfis de pessoas com caixas de perguntas são capazes de gerar tanto engajamento.
Estar em uma rede social significa estar mais perto das pessoas. Estreitar essa relação entre público e empresa é fundamental se deseja criar um engajamento de qualidade com os seus clientes.
Procure criar stories que provoquem os seus seguidores a lhe fazerem perguntas e se mostre apto a respondê-las. Se possível, faça lives e converse ao vivo com aqueles que o acompanham. Um “bate-papo” casual já é capaz de se mostrar muito eficiente quando o assunto é gerar mais números.
Essas ações também mostram que a empresa está ativa na rede, evitando que os números caiam e o Instagram corporativo comece a se tornar um prejuízo.
Programe-se
No Instagram, não é preciso gerar conteúdo todos os dias. Dependendo do produto/serviço que a sua marca trabalha, você não possui tempo para dedicar todos os dias à rede social. Por essa razão, programar-se é fundamental.
Procure criar uma escala de quando irá movimentar o “Insta” da empresa, definindo quais serão os posts daquele dia e em quais horários esses serão feitos, dando preferência para fazê-los em horários de pico de acesso. Para descobrir quais seriam, será preciso analisar as métricas fornecidas pela plataforma.
Analise as métricas que o Instagram oferece
Quando se cria um Instagram corporativo, a plataforma oferece diversas informações a respeito do perfil da empresa. Gráficos que falam sobre retenção, acesso, seguidores e muitas outras informações.
Essa é uma excelente fonte de dados para se trabalhar em volta, permitindo tomar ações baseadas em quem você deseja atingir e qual a melhor maneira de fazê-lo.
Também é interessante perceber que esses dados dizem bastante a respeito da sua falta de engajamento mais recente, ou seja, será preciso criar uma nova estratégia para atingir o seu público-alvo.
Otimize o seu perfil
Lembre-se de que seu perfil precisa ser o mais completo possível para que o usuário possa alcançar toda e qualquer informação que desejar a respeito da marca com apenas alguns cliques. Isso complementa a experiência daqueles que visitarem sua página, além de melhorar o engajamento e o processo de busca sobre a mesma.
Seu perfil deve:
- Ter a URL da sua página nos comentários e na sua Bio para melhorar o tráfego da mesma;
- Ser público, para que qualquer um possa acessá-lo;
- Usar o logotipo da marca como imagem de perfil;
- Usar o nome relacionado à empresa e que seja idêntico ou similar às outras páginas em redes sociais que o negócio possua.
Seja fiel aos seus valores e identidade
Nenhuma empresa é criada sem um valor e identidade corporativa. Afinal, ela reflete a maneira com que o dono/presidente/organizadores propõem soluções e acredita no potencial do mercado. As pessoas querem fazer parte disso, elas almejam pertencer ao todo. Por essa razão, elas também reconhecem seus valores e identidade.
Portanto, em cada post e conteúdo que criar, lembre-se de se manter fiel a sua imagem e evite o máximo possível corrompê-la. Isso passa confiança e faz o público se sentir seguro ao adquirir algo com a sua marca.
Aproveite as hashtags
Para quem não sabe, as hashtags são os termos utilizados pelos usuários para procurar e encontrar um assunto relacionado ao que lhes interessam. É por meio delas que as pessoas chegam a notícias e outros tipos de posts.
Procure criar hashtags que tenham total sentido com a sua publicação e que sejam capazes de despertar a curiosidade daqueles que estão procurando a respeito do assunto.
Além disso, não esqueça de utilizar o nome da própria marca como uma hashtag. Isso facilita para aqueles que procuram pelo seu perfil encontrem você, além de mostrar um pouco do seu conteúdo criado para quem apenas passa as horas na rede.
Crie um conteúdo de qualidade
Ao gerar conteúdo dentro do site, procure criar materiais relevantes que sejam objetivos e claros para o lead, e que o faça perceber que pode ganhar ao obter aquela informação.
Provoque a curiosidade deles, traga fatos interessantes a respeito do assunto que quer abordar de forma explicativa e utilize de “calls to action” para instigá-los a comentar e interagir entre si.
Como a plataforma tem uma limitação de palavras (200 é o máximo por post), uma boa ideia é usar esse espaço para criar conteúdos que redirecionem seu público para novas plataformas, como o seu site, seu podcast ou seu canal no YouTube, onde poderão obter mais informações sobre o assunto.
Agora você está pronto para fazer seu Instagram corporativo crescer
Com todos esses pontos, fazer o Instagram corporativo da sua empresa crescer será bem mais fácil. Agora suas estratégias podem ser traçadas e executadas da melhor maneira possível, permitindo que conquiste mais números na plataforma.
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